quarta-feira, 21 de março de 2012

DIFERENÇAS ENTRE BAFÔMETRO E ETILÔMETRO

Bafômetro - aparelho contestado durante muito tempo, porque não era homologado pelo Inmetro. Permite falha de mensuração por pegar o ar da boca.

Etilômetro - Ao contrário do bafômetro, mede o teor alcoólico através do ar expelido pelo pulmão. O aparelho leva vantagem sobre o bafômetro por ser homologado pelo Denatran e aferido pelo Inmetro. Sua tecnologia permite maior precisão e confiabilidade ao exame que emite relatório impresso.

Fontes: Polícia Rodoviária Federal e Manual Comportamento do Álcool no Corpo Humano (em http://noticias.terra.com.br/brasil/interna)
O etilômetro é um equipamento que aponta a quantidade de álcool no organismo do motorista e emite comprovante impresso, que é anexado ao Auto de Infração. Por ser muito sensível, o etilômetro pode ser usado como um “microfone”, durante conversa entre policial e condutor.
O bafômetr o convencional indica apenas a presença de álcool na pessoa que se submete ao teste.

Fonte: NucomPRF(em:http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo)

CONCLUSÃO:
A DIFERENÇA ENTRE O TERMO BAFÔMETRO E ETILÔMETRO É A MESMA QUE
“FOTOSSENSOR” E “EQUIPAMENTO ELETRÔNICO”, “BOMBRIL” E “ESPONJA DE AÇO”
ETC... MAS TECNICAMENTE, O BAFÔMETRO É MENOS EFICIENTE E ESTÁ OBSOLETO
PARA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, É ENCONTRADO COMO DESCARTÁVEL E TEM
QUE SER SOPRADO, O AR MEDIDO É O QUE ESTÁ NA BOCA (BAFO). JÁ O ETILÔMETRO É UM EQUIPAMENTO QUE PERMITE SER ACOPLADO A UM COMPUTADOR E IMPRESSORA, DEPENDENDO DE SEU MODELO PODE SER UTILIZADO APENAS NA CONVERSA ENTRE O AGENTE E A PESSOA FISCALIZADA, POSSUI CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS, O AR MEDIDO VEM DOS PULMÕES PELA RESPIRAÇÃO.

Pesquisa e parecer feito por: JOÃO EVANGELISTA BEZERRA LIMA, agente municipal de operação e fiscalização de trânsito e instrutor de trânsito. Fortaleza- CE

Um comentário:

VIDA, MOBILIDADE E FÉ

Minha foto
FORTALEZA, Ceará, Brazil